sexta-feira, 20 de julho de 2012

Quanto vale uma fotografia?

Ao ficar indignada com o que li hoje na página do facebook de um querido mestre, professor Carlos Hansen, não poderia deixar de registrar aqui minha indignação e aproveitar para postar novamente um texto da fantástica profissional Nina Amaral.
Aliás, foi com esse belíssimo texto que inciei meu blog em 2010...
Vale muito a pena ler!
Valorização da profissão fotógrafo já!


Quanto vale uma fotografia?

07/16/2010 por Nina Amaral

COM CERTEZA, MUITO MAIS QUE O SIMPLES CUSTO DE APERTAR UM BOTÃO!!!

Hoje em dia, nas reuniões sociais é muito comum encontrar nas bolsas das mulheres uma câmera digital compacta com ótima resolução e que automaticamente num simples apertar o botão, como num passe de mágica, registra-se uma linda fotografia! CORRETO? ABSOLUTAMENTE CORRETO!

É por ESTE mesmo MOTIVO que muitas pessoas estranham que um fotógrafo queira cobrar para fotografar.

Parece que rola uma idéia comum de que se é só apertar um botão, ‘porque cobrar?’. Ou talvez por este mesmo motivo que algumas pessoas sintam-se grandes fotógrafos.

Apertar um botão é fácil, muito fácil. Mas, para registrar uma boa fotografia são necessárias muitas outras coisas além de um simples e rápido aperto de botão. Pra começa a Fotografia vai muito além de composição.

Porque NÃO? Simplesmente porquê o quê você paga para um fotógrafo profissional está 99,9% conectado com custo de equipamentos, tempo de trabalho, knowhow, reputação, visão artística e olhar cultural.

Hoje em dia para se tornar um fotógrafo profissional além da vontade de aprender e começar qualquer curso ou faculdade de fotografia, é necessário INVESTIMENTO. Investimento no mínimo de R$ 10.000 para começar a pensar em um bom curso de fotografia. Para ter idéia, um fotógrafo profissional de aniversário infantil precisa de NO MÍNIMO 5 equipamentos essenciais. E para facilitar, conto os quais eu recomendo.

- Câmera SEMI-Profissional digital reflex – a partir de U$ 974.95

- Objetiva, a partir de U$ 399.95

- Flash U$ 500

- Computador com gravador de DVD – U$999

- Software U$ 299

Sem contar as taxas de transporte, fee, pilhas recarregáveis, baterias reservas, bolsa para carregar os equipamentos, rebatedores, filtros…

Depois do investimento em equipamentos é necessário aprender utilizá-los. CLARO!

E um bom curso intensivo completo para a formação de um fotografo profissional custa a partir de R$ 2.500… Para saber sobre ponto de ouro, regras dos terços, balanço de branco, ISO, Velocidade, Abertura, Cortina, Obturador e muito, mas, muito mais!

Equipamento e curso é garantia de uma BELA fotografia feita no modo manual? ABSOLUTAMENTE, NÃO!

O que falta?

Falta tempo… Tempo e muita dedicação.

Se tratando de uma pessoa persistente, perfeccionista, detalhista e curiosa poderá obter sucesso em suas fotografias mais rápido, isso é fato!

Para valorizar o trabalho de um fotógrafo é necessário conhecer os bastidores da produção fotográfica e saber quanto tempo se investe nesta produção.

Para conseguir entender melhor todos esses valores… Descrevo algumas etapas para a realização de uma cobertura fotográfica de Casamento – Apenas Fotografias – Sem vídeo!

3 horas – pré booking, reuniões, telefonema, emails, contratos…

30 minutos – reunião com equipe para acertar os detalhes da nossa atuação no evento

60 minutos – preparar equipamentos, checar tudo!

2 horas – fotografando making of + vestido, convite, perfume, jóias, sapatos…

12 horas – cobertura do casamento (chegar na igreja, preparar equipamento, cerimônia, ir para o buffet, festa, depois de tudo fazer backup em HD externo na própria recepção).

2 horas – fazer segundo backup no studio e checar arquivos.

2 horas – primeira revisão das imagens

5 horas – edição, pós processamento com ajustes técnicos

10 horas – ajuste fino, tratamentos no Ligthroom e Photoshop nas imagens mais interessantes ou as que precisam deste ajuste.

3 horas – separando as fotografias por pastas para entregar ao cliente tudo separadinho. Bouquet, Véu, Retratos, Pista…

10 horas – design do álbum ou foto-livro

5 horas – ajustes de design do livro

2 horas – embalagens, envio de livro, pedido, recebimento, conferências.

Portanto, são mais de 70 horas de trabalho… Investidos em uma única noiva!

Ainda não falei de custos de material, impressão dos álbuns e foto-livros, assistentes e fotógrafos extras no casamento.

Se tratando de fotografias em estúdio, deparamos com uma vasta gama de equipamentos específicos e acrescentamos mais conhecimentos para utilizá-los, funcionários do estúdio, custo fixo da empresa, etc…

Para ser um bom fotógrafo profissional é necessário saber de todos esses assuntos, lidar com o cliente, com atraso de fornecedores, ter jogo de cintura, ser honesto, sincero, saber lidar com imprevistos, possuir inteligência emocional e ainda um olhar cultural. Além de um certo investimento no próprio business e um punhado de sorte para ser reconhecido.

Perguntinha básica…

Uma linda fotografia torna a pessoa que apertou o botão em um grande fotógrafo(a)?

ABSOLUTAMENTE NÃO!

Um comentário:

  1. Ótimo texto!!

    Realmente se tornar um fotográfo(a) não é nada fácil. Eu sei o tanto que teve que estudar, pesquisar e aprender para se tornar esta competente profissional. Pode ter certeza que você vai longe...Parabéns pelo blog.
    Beijos do seu irmão querido..

    ResponderExcluir